Segunda-feira, 10 de Outubro de 2005

Pedaços de História - As pontes III

arrabida0.jpg


A Ponte da Arrábida é uma elegante ponte de betão armado de autoria do Eng.º Edgar Cardoso. Começou a ser construída em Maio de 1957 e foi inaugurada em 22 de Junho de 1963. Constituia o tramo final da auto-estrada n.º 1 (A1) ligando Lisboa ao Porto.

O arco da ponte -- cuja corda teórica é de 270 m e a flecha de 52 m -- era, à data da construção, o maior do mundo em betão armado. O grande arco é formado por duas costelas, com a largura constante de 8 m cada. Todo o interior do arco é vazado, podendo percorrer-se de ponta a ponta. O tabuleiro da ponte tem de comprimento 493 m.

Inicialmente a ponte tinha duas faixas de rodagem com 8 m cada, separadas por uma faixa sobreelevada de 2 m de largura; duas pistas para ciclistas de 1,70 m cada e dois passeios marginais de 1,50 m de largura, também sobreelevados. Mais tarde, foram acrescentadas uma faixa de rodagem em cada sentido, construídas à custa da eliminação das pistas para ciclistas e da redução do separador central.

Apesar da construção da Ponte do Freixo, mais a montante, a Ponte de Arrábida continua a ser a principal ligação entre a cidade do Porto e a margem sul do Douro.
publicado por Pedro_Santos às 10:34
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. NOVIDADES!!!

. Lançamento de CD...

. Ginásio de Matemática

. Trance Party

. ! ! ! ATENÇÃO ! ! !

. A guerra continua...

. Menezes quer Portugal Fas...

. Namoro impedido

. Exemplo a seguir dado pel...

. CDU quer extinguir Gaiurb

.arquivos

. Outubro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds