Terça-feira, 18 de Outubro de 2005

Venha cultivar a sua Horta!!!

solar_conde_resende.jpg

Imagine-se “dono” de um talhão de terra, onde pode cultivar o que quiser e quando quiser. De enxada ao ombro, mas só por um ano.

O apelo partiu do Solar Condes de Resende e da Gaianima, EM com vista a uma solução de aproveitamento e optimização de alguns terrenos da Casa Municipal da Cultura, abrindo à comunidade a possibilidade de os cultivar.
Inovador e lateral relativamente ao âmbito da Casa, o projecto “Venha cultivar a sua horta no Solar Condes de Resende” é já um sucesso que ultrapassou todas as expectativas dos seus mentores, tanto mais que duplicaram as inscrições previstas. «Inicialmente, prevíamos receber cinco candidatos, mas a forte adesão obrigou-nos a aceitar dez. Foi uma avalanche de inscrições», referiu Gonçalves Guimarães, na tarde do passado sábado, durante o sorteio dos respectivos talhões de terra.
Os novos “donos” das pequenas propriedades, comodatários durante um ano, receberam de imediato luz verde para tomar “posse” das suas terras e dar início ao seu cultivo, desde produtos hortícolas a flores, destinados ao consumo dos próprios.
De acordo com as normas de funcionamento, os comodatários são obrigados a cultivar os talhões até ao dia de S. Miguel do próximo ano (29 de Setembro), restituindo-os findo este período, e mantê-los bem cuidados durante as quatro estações, não plantar arbustos nem árvores nem espécies infestantes ou proibidas por lei, não permitir que as plantações invadam os talhões anexos e fornecer todas as ferramentas e utensílios de cultivo, responsabilizando-se pelos mesmos. O acesso aos talhões pode ser feito em qualquer dia e hora, incluindo sábados, domingos e feriados.
De referir, ainda, de acordo com o regulamento, que findo o período de cedência, os comodatários não adquirem quaisquer direitos sobre os talhões que cultivaram, nem poderão reclamar qualquer indemnização sobre benfeitorias que tenham efectuado.
Com a boa disposição que o caracteriza, Gonçalves Guimarães acolheu os novos proprietários, “apresentou” e colocou as terras à sua disposição e nomeou-os “engenheiros agrónomos”.


Fonte: Comércio de Gaia
publicado por Pedro_Santos às 12:57
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. NOVIDADES!!!

. Lançamento de CD...

. Ginásio de Matemática

. Trance Party

. ! ! ! ATENÇÃO ! ! !

. A guerra continua...

. Menezes quer Portugal Fas...

. Namoro impedido

. Exemplo a seguir dado pel...

. CDU quer extinguir Gaiurb

.arquivos

. Outubro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds