Segunda-feira, 10 de Outubro de 2005

Chegada do Metro a Gaia

metro.jpg
«Um dia verdadeiramente histórico não só para as cidades do Porto e Gaia, como para toda a Área Metropolitana em geral», foi como o Presidente da CMP, Rui Rio, qualificou a abertura ao público, em 17 de Setembro, do troço da Linha Amarela do Metro, entre a Estação da Trindade e a Câmara Municipal de Gaia, através do tabuleiro superior da Ponte D. Luiz.
A inauguração do traçado marca, assim, o arranque da exploração comercial da que é considerada a «Linha das Linhas» da rede do Metropolitano portuense e, por conseguinte, da primeira fase do empreendimento, que conta já com quatro linhas com 35 quilómetros de extensão de rede em serviço comercial e 44 estações em operação, 12 das quais subterrâneas.
A Linha Amarela tem, actualmente, uma extensão de 5,7 quilómetros e faz a ligação entre a autarquia gaiense e o Pólo Universitário, mas, no futuro, será alargada para cerca de oito quilómetros, quando unir Santo Ovídio/Laborim ao Hospital de S. João.
Rui Rio tem vindo, de resto, a enfatizar a importância e amplitude da obra desenvolvida pela Metro do Porto, comparando - simbolicamente, é certo - a ligação por Metro entre os dois concelhos mais populosos da região à inauguração da Ponte da Arrábida, no início da década de 60. Classificou, aliás, esta «revolução» em curso no sistema de mobilidade na Área Metropolitana do Porto como um «salto gigantesco na melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas», com efeitos particularmente positivos no processo de revitalização da Baixa portuense.
A cerimónia contou com a presença de diversas personalidades, entre as quais dirigentes autárquicos e membros do Governo, em particular do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.


Fonte: CMP
publicado por Pedro_Santos às 09:24
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. NOVIDADES!!!

. Lançamento de CD...

. Ginásio de Matemática

. Trance Party

. ! ! ! ATENÇÃO ! ! !

. A guerra continua...

. Menezes quer Portugal Fas...

. Namoro impedido

. Exemplo a seguir dado pel...

. CDU quer extinguir Gaiurb

.arquivos

. Outubro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds